segunda-feira, 23 de setembro de 2013

VIAJE TRANQUILO - VERIFICAÇÕES IMPORTANTES PARA FAZER NO VEÍCULO





,
Todos nós queremos sair para passear ou viajar, sem ter que passar por situações de socorro por problemas no carro, isso pode ser facilmente detectado por você, conhecendo o seu carro. Não basta apenas abastecer e completar o óleo e a água do seu veículo, revisões periódicas são fundamentais para um bom funcionamento mecânico e elétrico dele. Conheça melhor o seu carro, ele avisa quando alguma coisa não esta bem, ruídos que aparecem e somem podem ser indícios de que alguma coisa está para acontecer, faça simulados em sua própria garagem:



Trocar um pneu, fácil demais não é? Nem sempre, você pode ser surpreendido pela aquela porca que não sai porque um dia você levou em uma borracharia e usaram uma máquina pneumática para apertá-la, não é só o fato da força desenvolvida pela máquina e  sim a maneira que essa porca foi colocada, se entrar com a rosca torta nunca sairá manualmente sem contar que terá que trocar o cubo da roda. Faça testes, não precisa soltá-la totalmente só tenha a certeza de que sairá se um dia precisar.

Sistema de arrefecimento ( RADIADOR ): Não é só água, tão importante quanto o óleo correto para o motor, os aditivos para radiadores tem importância fundamental para um melhor desempenho de todo o sistema, um contato visual poderá dizer se o seu veiculo precisa ou não disso. Abra o capo e observe a cor da água do reservatório, se o aspecto for escuro cor de barro, leve a uma casa especializada em radiadores para efetuar a limpeza e a adição de aditivo à água do radiador.
OBS: Serviço barato, se comparado a horas parado no caminho.


Nível do óleo do motor; verifique ao menos uma vez por semana, o nível não pode baixar constantemente, completar o óleo com frequência é sinal de problemas com relação a juntas e retentores do cárter ( lugar aonde o óleo fica armazenado ).
OBS: Leve o carro em um mecânico de sua confiança, para a substituição das juntas, retentores e antí chama ( respiro do óleo ).
Lembrando que a cada troca de óleo tem que trocar também o filtro.

Sistema de freio: No painel do carro existe uma simbologia parecida com essa ( ! ), a diferença é que a exclamação está dentro de um círculo, possíveis causas: nível do fluido baixo, pastilhas gastas ou o freio de mão não foi totalmente liberado. Se você abaixou a alavanca do freio de mão totalmente e ainda assim permanecer acesa é necessário uma revisão em todo o sistema, completar o nível de fluido, só fara a lâmpada apagar não resolverá possíveis problemas de substituição de pastilhas e cilindros da roda ou cilindro mestre, popularmente conhecido como ( burrinho ).

Parte elétrica: Leve em um profissional e peça para fazer todos os testes elétricos e eletrônicos:

Elétricos; carga da bateria e capacidade de carga do alternador, verificar correia do mesmo.

Eletrônicos; Conectar escâner para avaliação completa de possíveis defeitos em algum componente eletrônico.





8 comentários:

  1. Realmente, não é só colocar gasolina no carro e achar que está tudo bem.Conhecer o carro é fundamental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Precisamos conhecer nosso veículo e é importante termos algumas noções.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado Maria Eduarda. Espero que essas informações ajudem bastante pessoas.

      Excluir
  3. Parabens pelo Blog. É sempre bom saber que ainda exite pessoas dispostar a ajudar.
    Blog nota 1.000.

    ResponderExcluir
  4. Show de post.
    Para que nenhuma pessoa diga que mulheres não entendem de nada sobre motores. rsrs
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Silmes. Seja sempre bem-vinda aqui. Abraços!
      P/ Andreia.

      Excluir