Todos nós queremos sair para passear ou viajar, sem ter que passar por situações de socorro por problemas no carro, isso pode ser facilmente detectado por você, conhecendo o seu carro. Não basta apenas abastecer e completar o óleo e a água do seu veículo, revisões periódicas são fundamentais para um bom funcionamento mecânico e elétrico dele. Conheça melhor o seu carro, ele avisa quando alguma coisa não esta bem, ruídos que aparecem e somem podem ser indícios de que alguma coisa está para acontecer, faça simulados em sua própria garagem:



Trocar um pneu, fácil demais não é? Nem sempre, você pode ser surpreendido pela aquela porca que não sai porque um dia você levou em uma borracharia e usaram uma máquina pneumática para apertá-la, não é só o fato da força desenvolvida pela máquina e  sim a maneira que essa porca foi colocada, se entrar com a rosca torta nunca sairá manualmente sem contar que terá que trocar o cubo da roda. Faça testes, não precisa soltá-la totalmente só tenha a certeza de que sairá se um dia precisar.

Sistema de arrefecimento ( RADIADOR ): Não é só água, tão importante quanto o óleo correto para o motor, os aditivos para radiadores tem importância fundamental para um melhor desempenho de todo o sistema, um contato visual poderá dizer se o seu veiculo precisa ou não disso. Abra o capo e observe a cor da água do reservatório, se o aspecto for escuro cor de barro, leve a uma casa especializada em radiadores para efetuar a limpeza e a adição de aditivo à água do radiador.
OBS: Serviço barato, se comparado a horas parado no caminho.


Nível do óleo do motor; verifique ao menos uma vez por semana, o nível não pode baixar constantemente, completar o óleo com frequência é sinal de problemas com relação a juntas e retentores do cárter ( lugar aonde o óleo fica armazenado ).
OBS: Leve o carro em um mecânico de sua confiança, para a substituição das juntas, retentores e antí chama ( respiro do óleo ).
Lembrando que a cada troca de óleo tem que trocar também o filtro.

Sistema de freio: No painel do carro existe uma simbologia parecida com essa ( ! ), a diferença é que a exclamação está dentro de um círculo, possíveis causas: nível do fluido baixo, pastilhas gastas ou o freio de mão não foi totalmente liberado. Se você abaixou a alavanca do freio de mão totalmente e ainda assim permanecer acesa é necessário uma revisão em todo o sistema, completar o nível de fluido, só fara a lâmpada apagar não resolverá possíveis problemas de substituição de pastilhas e cilindros da roda ou cilindro mestre, popularmente conhecido como ( burrinho ).

Parte elétrica: Leve em um profissional e peça para fazer todos os testes elétricos e eletrônicos:

Elétricos; carga da bateria e capacidade de carga do alternador, verificar correia do mesmo.

Eletrônicos; Conectar escâner para avaliação completa de possíveis defeitos em algum componente eletrônico.


Simulado do Detran


Vamos testar agora seus conhecimentos sobre todos os assuntos que englobam o CTB!

Acesse nosso Simulado, responda-o e veja no final como foi seu aproveitamento.

Boa sorte!