sábado, 9 de janeiro de 2016

Simulador de direção passa a ser obrigatório em todo território nacional para quem vai tirar CNH Categoria B


A partir de 1 de janeiro de 2016 é obrigatório o uso do simulador de direção nas autoescolas para quem vai tirar a CNH, categoria B ou adicioná-la.

A Resolução 543/2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em julho do ano passado, deu prazo até o dia 31 de dezembro de 2015 para que esta exigência fosse implantada. 



Quem for tirar a primeira habilitação terá que fazer, no mínimo, 25 horas de aula prática, sendo 20 horas em veículo de aprendizagem com quatro horas no período noturno e as cinco horas demais deverão ser feitas no simulador de direção, sendo uma delas com conteúdo noturno. Quem já tem carteira de motorista e vai adicionar a Categoria B faz 20 horas de aula, sendo cinco horas no simulador.

Neste simulador, os alunos vão reproduzir situações como ultrapassagem, mudança de faixa, manobra em marcha à ré e direção com chuva.

De acordo com o Contran, numa segunda etapa será obrigatório o uso do simulador para quem for dirigir veículos comerciais, ônibus, caminhão e motos.

Leia também:
Dicas para Direção Noturna
Dicas para a prova prática do Detran

Nenhum comentário:

Postar um comentário