terça-feira, 31 de março de 2015

Direção Noturna


À noite é comum não conseguirmos dimensionar espaços, velocidades, distâncias. Enfim, tudo acaba se tornando mais difícil.

Identificar um buraco no asfalto, um carro, uma moto com luzes apagadas, um carro com uma das lanternas e/ou faróis apagados mais parecendo uma moto,  a imagem que aparece nos retrovisores não dá o perfeito dimensionamento para transitar com segurança. Temos que tomar cuidado com as pessoas atravessando a rua, animais, tais como cachorro.

Quando dirigimos um veículo, temos que colocar atenção em todos os nossos sentidos no que fazemos, à noite esta atenção deve ser redobrada. Por mais iluminada que seja a via ou por mais forte que sejam nossos faróis, a visibilidade será sempre mais reduzida do que de dia e, com isso, nossa capacidade de reação perante um imprevisto será consideravelmente menor.


  • A primeira coisa a fazer antes de começar a dirigir é verificar que tanto os faróis dianteiros como os traseiros estejam funcionando corretamente, seja  na posição alta como na baixa;
  • Se a pessoa  usa óculos,  não esqueça em em hipótese alguma;
  • Em uma via urbana bem iluminada, será suficiente usar as luzes baixas;
  • Pela estrada, para uma melhor visibilidade, poder usar as luzes altas. Porém, deve-se evitá-las quando circulamos atrás de outro veículo e quando vem um carro em direção contrária, pois senão podemos ofuscar a vista do outro motorista;
  • Circule com menor velocidade, pois com menor visibilidade noturna consequentemente temos menor capacidade de reação;
    Imagem: http://caminhodeluz.blog.br/pare-pare-e-pare/
  • Em viagens longas, deixe o rádio ligado, cante alto e caso tenha algum acompanhante procure ficar dialogando com ele para evitar ficar sonolentos. Agora no primeiro sinal de sono, faça uma parada;


  • Segundo os especialistas, se você tiver com nível alto de sono, talvez, abrir a janela, ligar o rádio, tem uma eficácia limitada, então procure parar uns 30 minutos de 2 em 2 horas para descansar, esticar as pernas, lavar o rosto. Evite consumo de alimentos pesados e nunca use remédios estimulantes, pois eles mascaram o sono, e uma hora o corpo cobra de uma vez e acredito que você não vai querer fazer parte das estatísticas.

Zele por sua vida e vida de terceiros!






2 comentários:

  1. Cuidados por mim e pelos demais. Sempre bom reler, são tantas orientações que convém de vez em quando renovar a informação ao cérebro.

    http://elfandarilha.blogspot.com.br/

    Beijos

    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dirigir à noite requer atenção triplicada.
      Obrigada pela participação.
      Bjo.
      P/Andreia

      Excluir