segunda-feira, 6 de outubro de 2014

5 DICAS PARA PASSAR NA PROVA TEÓRICA DO DETRAN


A prova teórica do Detran exige que o candidato estude sua apostila diariamente. Além da apostila, há sites, blogs e aplicativos que podem ser úteis nos estudos.
A prova consiste em um exame com 30 ou 40 questões, dependendo do estado, onde cada uma equivale 1 ponto e  precisa acertar 70% destas questões, caso contrário, terá que  passar novamente pelo exame.
As questões que podem estar presentes no dia do exame envolvem as seguintes áreas:
  • Legislação de Trânsito
  • Sinalização
  • Infrações de Trânsito
  • Meio Ambiente e Cidadania
  • Direção Defensiva
  • Primeiros Socorros
  • Mecânica Básica
                                                         
Dica 1 - Simulado
Se PREPARE. Além de estudar a apostila, leia artigos, se dedique aos simulados, que são aquelas provas que são desenvolvidas com base nas questões que normalmente caem no prova oficial. Na internet é possível ter acesso a vários exames grátis e você pode fazer, refazer quantas vezes quiser. Aqui mesmo no blog temos vários simulados que podem te auxiliar.

Dica 2 – Pegadinhas
Fique atento as pegadinhas, tem algumas questões que são obvias demais, então releia a pergunta e suas respectivas respostas para não ter erros.
Nunca pense que uma pergunta é fácil.



Dica 3 – Mantenha a Calma
Na hora da prova, mantenha a calma e leia com muita atenção cada questão. Não corra para acabar rápido, pois o teste não é de velocidade e sim de conhecimento, ok?!
Não se apavore com os candidatos que terminam a prova e saem da sala onde o exame está sendo aplicado.

Dica 4 – Questões fáceis primeiro
Faça primeiro as questões que você tem facilidade e deixe as que você tem alguma dúvida para depois. Não se apavore, mantenha a calma. Vá fazendo as mais fáceis primeiro e depois retome as que você ainda tem dúvidas.

Dica 5 – Confiança
Vá para a prova se sentido confiante e seguro. Se sentir seguro é muito importante. Só conseguirá ficar seguro quem está preparado, quem frequentou as aulas, absorveu o conteúdo ensinado e reforçou em casa através de simulados.

PREPARAÇÃO é a chave.

PREPARE-SE e boa sorte!

Acesse abaixo nosso Simulado Detran Online
É só clicar no botão Iniciar

70 comentários:

  1. Obrigado! Temos outros artigos aqui no blog. Vale a pena dar um conferida. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Silvio bem legais as dicas. Super interessante.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente a minha mamis não conseguiu passar na prova teórica e eu percebi que ela deixou a ansiedade tomar a frente da calma dela. Temos que controlar nossas emoções no momento de fazer esta prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Natanael, o segredo é manter a calma, estar preparado e confiante. O Detran está exigindo diversas matérias em seu simulado e além disso tem as famosas pegadinhas. Aquela pergunta que às vezes parece fácil, tem um pegadinha por trás. Tem que se preparar. Tanto aqui no blog como no site dos Detran´s estaduais, em sua maioria, tem o simulado para treinar, treinar e treinar. Abraços

      Excluir
    2. Gostei das dicas ..amanhã é a minha prova ..estou um pouquinho ansioso.

      Excluir
    3. Boa Sorte Felipe. Nos conte do seu aproveitamento na prova.

      Abraço,
      P/Andreia

      Excluir
  4. Apesar de haver muita informação às vezes pecamos por ficar ansiosas, parecia que estava tudo bem assimilado, chega o momento da prova e lá se foi, vira uma confusão. Claro que isso acontece com poucas pessoas, mas infelizmente acontece e frustra muito.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o nervosismo toma conta atrapalha demais. É o que você comentou, às vezes está assimilado, mas se o nervosismo aparecer, atrapalha. Precisa tentar manter a calma.
      Abraços.

      Excluir
  5. Pessoal escrevam mais matérias e posts pois a forma que vcs escrevem, e bem interessante.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado,Gian!
      Estamos preparando novidades. Em breve estará aqui no blog.
      Abraços

      Excluir
  6. Andreia,
    Essas dicas ajudam muito para fazer a prova.
    parabéns
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por nos visitar e deixar registrado seu comentário!
      As pessoas que vão fazer esta prova precisam se preparar. Fato! Porém, no dia da prova oficial, elas precisam tentar manter a calma, pois senão tudo aquilo que estava assimilado, acaba escapando da memória.
      Bjs,
      P/ Andreia

      Excluir
  7. Amei esse site , realmente está me ajudando muito tanto nas dicas quanto nos simulados , estou melhorando cada dia !!
    Agora vamos esperar a prova !
    Obrigada !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diane! Ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando várias pessoas, assim como você. Explore bem o blog e se prepare bastante.
      Abraço,
      p/ Andreia

      Excluir
  8. Acabei de fazer a prova teórica, acertei todas as questões, o segredo é fazer simulado sem descanso! Neste site mesmo eu fiz todos. E uma dica boa: se planeje, quando for se preparar pra tirar a CNH, comece a estudar pra prova um mês antes de fazer as aulas na auto- escola, pois quando vc chegar nesta faze, só vai reforçar ainda mais o conteúdo e vc usará este tempo pra tirar dúvida com o instrutor! Força galera, a ansiedade é grande, mas se você estudar bastante, nada irá tirar de você um bom resultado! E sim, estudar simulado é o segredo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Se preparar e treinar através do simulado é a chave. Parabéns novamente. Você se dedicou e colheu os bons frutos. Seu depoimento é espetacular e vai ajudar acrescentando experiência para várias pessoas que querem conquistar a tão sonhada CNH.

      Abraço,
      P/Andreia

      Excluir
    2. Estudei estudei e estudei agra chega !
      nossa valeu mesmo o simulado que fiz aqui , muito obrigada. minha prova esta marcada hj ( 04 -11- 15 ) para as 14 horas, que Deus me ilumine juntammente com todas as pessoas que irao fazer a prova tambem.Amanha volto aqui para fala se passei ou nao.Gentemmm faça uma oraçao por nós , estou confiante,mas ainda erro muitas coisinhas ainda.. bjussssssssss!!!!!!!

      Excluir
    3. Boa sorte! Depois nos diga o resultado. Torço muito por vocês.

      Excluir
  9. Sabem me dizer se é a mesma prova? Eu rodei na primeira queria saber se é a mesma prova.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O estilo da prova é a mesma, porém o banco de dados do Detran possui diversas questões. Provavelmente não serão exatamente as mesmas perguntas.

      Se dedique bem, leias as apostilas e faça bastante simulados. O simulado te mostrará como está seu aproveitamento.

      Abraço,
      P/Andreia

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá,quero saber quantas questões caem, na prova para quem passou por um curso de reciclagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo do estado são 30 ou 40 questões que caem na prova, você deverá ter um desempenho igual ou superior a 70% para ser aprovado.

      Abraço,
      P/Andreia

      Excluir
  12. Muito bom as dicas ..amanhã. É a minha.vomos que vomos

    ResponderExcluir
  13. Cara eu li suas dicas, e elas me ajudaram muito, calma e estudo são a base, e outra coisa intender o texto, pois a resposta está na pergunta mesmo, por isso é ler com atenção, valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertei 27 questões rumo aulas práticas

      Excluir
    2. Olá Fernando!
      Isto mesmo, estudar e estar preparado para a hora da prova oficial e manter a calma são essenciais.

      Parabéns, está no caminho certo.

      Aproveite bem as matérias do Blog.

      Abraço,
      P/Andreia

      Excluir
  14. Boas dicas, vou fazer minha prova hoje espero passar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que tenha dado tudo certo em sua prova.

      Abraço,
      P/Andreia

      Excluir
    2. Obrigado, deu certo graças á DEUS, fiz 28 pontos seguindo as dicas...

      Excluir
    3. Que felicidade. Parabéns!
      Ficamos muito felizes e satisfeitos em poder colaborar com o processo de preparação para os futuros motoristas. Mais uma vez, meus parabéns!

      Abraço,
      P/Andreia

      Excluir
  15. Ótimas dicas! vou daqui a pouquinho fazer a minha prova!

    Boa sorte pra mim, e se eu passar eu volto pra avisar =)
    ÓTIMO DIAAAAA

    ResponderExcluir
  16. Passei pessoal! fiz 27 pontos, estou muito feliz.

    Pra vocês que futuramente faram a prova, desejo toda a sorte do mundo, e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Robson! Como ficamos felizes com esta notícia. Esta conquista é fruto de seu esforço e dedicação.

      Abraço,
      P/Andreia

      Excluir
  17. Parabéns mlk felicidades! Que as outras possam vim aqui e pegar essas dicas importantes e da seu testemunho aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito felizes em poder contribuir um pouco com o estudo e desenvolvimento dos futuros motoristas. Preparação é a Chave.

      Abraço,
      P/Andreia

      Excluir
  18. o que mais caiu na prova do detran desse ano 2015 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O banco de dados de qualquer Detran é bem amplo, deve-se considerar estudar bemtodas as matérias. Na prova teórica o maior número de erros acontece nas questões de direção defensiva e legislação.

      Capriche na sua preparação.

      Abraço,
      P/Andreia

      Excluir
  19. sinais de transito e pegadinhas na prova do detran deve bastante em 2015,,, ???



    eu gostaria de saber tambem se nesse ano deve prova escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem Enderson. Precisa fazer a prova bem atento.
      A prova escrita é uma das etapas para você poder avançar na conquista de sua CNH.

      abraço,
      P/Andreia

      Excluir
  20. Olá pessoal eu vou fazer a minha prova dia 24 de fevereiro
    Aqui na Bahia gostaria que vcs me dessem uma ajuda ai

    ResponderExcluir
  21. oi vou fazer a prova sabado alguem pra me desejar boa sorte???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Sorte!
      Espero que tenha dado tudo certo.
      Conte-nos depois.
      Abraço.

      Excluir
  22. Oi ontem fiz a prova tbm de legislação de trânsito tbm passei. Estou realizada p essa conquista. Mt bom esse simulado. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns!
      Isto é fruto de seu esforço e dedicação.
      Ficamos muito felizes com esta conquista.

      Parabéns mais uma vez.

      Abraço.

      Excluir
  23. Gostei muito do blog. Tenho uma dúvida : minha filha está tirando a carteira no estado de Goiás e perdeu uma aula teórica e a autoescola quer cobrar reposicao de aula, é correto isto? Ela é obrigada a fazer reposicao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é correto não. Onde faço auto escola só se paga o curso de legislação uma única vez, e pode frequentar as aulas até você conseguir passar na prova teórica, demore 1 mes, 2 meses ou 3 meses mais não se paga a mais por isso não.

      Excluir
  24. ESTOU ESTUDANDO MUITO ,MAS CONFESSO QUE ESTOU MUITO NERVOSA E APREENSIVA DEUS NO COMANDO TENHO QUE PASSAR NESSA PROVA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabiana!
      Continue se dedicando até a data oficial de sua prova. Tente manter a calma na hora da prova oficial, pois o nervosismo pode atrapalhar.
      Você está se preparando, entao, vá confiante e mantenha a calma.

      Boa sorte!

      Abraço.

      Excluir
  25. Boa noite blog simulada podemos conta com todo isso mesmo e muito importante nois saber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gilmar!
      Por escolher o Blog Simulado do Detran para fazer seus estudos.

      Abraço.

      Excluir
  26. Estou tirando minha cnh como faço pra facer não fica ansioso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Gilmar!

      Preparação é a chave.
      Estude muito, faça bastante simulado e vá confiante para sua prova oficial.

      Preparação, calma e confiança é muito importante.

      Abraço.

      Excluir
  27. Bom, hoje fiz a prova só que na hora que finalizei o sistema do Detran parou por causa do acesso a internet é eles mandaram eu esperar 48h, no caso se a resposta do resultado não sair oque acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Eduardo,
      Boa tarde!
      Desculpe-nos pela demora no retorno.

      Conseguiu o retorno do Detran?

      Abraço.

      Excluir
  28. Amanhã sera meu teste estou super ansioso e com medo pois ja reprovei a primeira vez
    Espero que amanhã eu consiga passar
    Estou fazendo muitos simulados pela internet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Alex!
      Torcemos por você!
      Volte aqui para contar o resultado.

      Abraço.
      Boa sorte!
      Blog Simulado do Detran.

      Excluir
  29. Fui reprovada na prova teórica mês passado e mais uma vez fui reprovada hoje ... Estudei de mais livros e simulados chegou na hora tinha Pergunta a do simulado que estudei mais a prova estava bem difícil ... Fui pior do que a primeira na primeira vez eu tirei 18 e agora tirei 14 oque fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!
      Tú consegues saber onde está tendo mais dificuldade? Tente se dedicar mais aonde você acha que está com mais dificuldade na fixação das matérias.
      Nunca pare de estudar até a data da nova prova. Sei que é difícil, ficamos tristes por não conseguir na primeira prova, mas não desista, ok! Continue se dedicando.

      Abraço,
      Blog Simulado do Detran

      Excluir
  30. As provas no Detran para primeira habilitação e Curso de Reciclagem são iguais ou de conteúdo diferente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      As matérias exigidas são as mesmas.

      Abraço,
      Blog Simulado do Detran.

      Excluir
  31. Bom dia .. li as dicas e me ajudaram a manter a calma na hora da prova, hoje realizei o exame teórico e fui aprovada 27 questões!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns!!!
      Isto é fruto do seu esforço e dedicação. Ficamos muito felizes de fazer parte deste processo.
      Parabéns novamente. Você merece!

      Abraço.

      Excluir
  32. Boa noite já fiz a minha prova pela 2 vez as duas vezes fui reprovada a primeira eu tirei 19 e a segunda tirei 20 e agora vou fazer outra no dia 14-07-2017 estou estudando muito fazendo bastante simulado o ruim que eu sou muito ansiosa e nervosa tenho que ter auto controle eu sei a matéria mais não consigo controlar meu nervosismo e me da um branco na hora da prova vou fazer o possível para conseguir agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Ana!

      Procure se preparar bastante até a data oficial de sua prova. Leia as apostilas e faça muitos simulados, quantas vezes achar necessário. Estar preparado e confiante é muito importante.

      No dia da sua prova, tente não chegar em cima da hora no local, chegue antes do horário, com tempo suficiente para tomar uma água, respirar, comer um chocolate, enfim, tente relaxar e manter a calma, ok?!

      Neste momento, não adianta tentar memorizar mais nada, o que tinha que ser estudado já deve estar em sua mente. Mergulhar em apostilas, anotações, lembretes a esta altura só vai te deixar mais nervosa.

      Se prepare antes, chegue cedo ao local, tente relaxar e manter a calma, que tudo vai dar certo.

      Boa Sorte!

      Excluir