segunda-feira, 14 de outubro de 2013

NOÇÕES DE MECÂNICA





,
O que faz o seu veículo se movimentar é o motor, nos veículos modernos são usados dois tipos de motores: o térmico, movido a gasolina, álcool, diesel ou gás natural e o elétrico.




http://autos.culturamix.com

Para o funcionamento do motor utiliza-se a mistura ar combustível. São provocadas pequenas explosões dos vapores de combustível. A energia criada pelas explosões e que movimenta o motor.


Motores carburados: onde a mistura ar/combustível é feita fora dos cilindros e a centelha elétrica inflama o combustível.

Injeção eletrônica: onde a mistura ar/combustível e feita próxima à válvula de admissão com a queima do combustível acontecendo dentro do cilindro.

Motores diesel: o combustível é admitido sob pressão, por efeito de bomba injetora dentro dos cilindros inflamando ao entrar em contato com o ar altamente comprimido.

Peças fixas do motor: Cabeçote, Cilindros, Bloco do motor e Cárter.

FIQUE ATENTO A ESSAS DICAS DE MANUTENÇÃO: 
Filtro de ar: responsável por reter as partículas de poeira evitando que a mistura ar/combustível prejudique o desempenho do automóvel. Exemplos de mistura ar/combustível:

· Mistura pobre; mais ar do que combustível. 

· Mistura rica; mais combustível do que ar.

· Mistura estequiométrica; ( ideal ) ar e combustível na proporção exata.

Filtro de combustível, filtro de óleo do motor.
A função dos filtros é reter o máximo de impurezas que possam entrar nos sistemas designados a cada um, proporcionando um melhor funcionamento de todo o motor. Respeite o tempo de vida útil de cada um deles, marcando o KM a cada troca para ter um controle melhor, o profissional que executar o serviço poderá lhe orientar melhor, por isso não tenha receio em perguntar afinal o carro é seu.

RESPIRO DO ÓLEO E ANTICHAMA:
Quando o motor esta em alta temperatura, tende a gerar gases proveniente do óleo do cárter, gerando partículas que acumuladas formam a conhecida borra, que é retida pelo respiro ou antichama evitando o acumulo de borra nas partes internas do motor, por isso não devemos esquecer deste item tão importante nas revisões preventivas.

ÓLEO DA DIREÇÃO HIDRÁULICA:
Quando trocar? É bem fácil saber quando substituir o óleo da direção hidráulica, o aspecto avermelhado é o ideal para se manter em funcionamento, já o escuro indica que esta na hora de ser substituído, quando o nível precisa ser completado com frequência não é bom sinal pode haver vazamentos ocasionando problemas na caixa de direção, então leve o seu veiculo em um mecânico para resolver o problema.

PROCEDIMENTOS SIMPLES:
Verificar nível do óleo do motor, balanceamento das rodas, alinhamento da direção, calibragem dos pneus, testar setas, faróis, luz de freio, luz de ré e limpadores de para brisa.

OBS: Fazer testes com os limpadores de para brisa, podem evitar aborrecimentos, já que só são usados em dia de chuva.

Acesse aqui nosso SIMULADO DETRAN OnLine agora

8 comentários:

  1. Linguagem bem fácil de entender. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Seja sempre bem-vindo aqui. Abraço

      Excluir
  2. Respostas
    1. Boa noite, Hugo!
      Muito Obrigada por sua visita e comentário.
      Seja sempre bem-vindo em nosso blog.

      Abraço,
      P/Andreia

      Excluir
  3. Respostas
    1. Boa noite, Hugo!
      Muito Obrigada por sua visita e comentário.
      Seja sempre bem-vindo em nosso blog.

      Abraço,
      P/Andreia

      Excluir